Perguntas Frequentes - Velas Iridium e Platina


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1) Quais as vantagens de usar uma vela de Iridium ou Platina?  
2) Meu carro/moto é 100% original, posso usar uma vela de Iridium? 
3) Meu carro/moto é flex, posso usar uma vela de Iridium?                                     
4) Numa conversão para GNV, qual tipo de vela devo utilizar?
5) Numa conversão de gasolina para álcool, qual tipo de vela devo utilizar?
6) Meu carro foi turbinado, qual tipo de vela devo utilizar?
7) Existe algum risco no uso de uma vela Iridium num motor que use originalmente vela comum?
8) Posso usar velas de Iridium/Platina com injeção de nitro(óxido nitroso)?



1) Quais as vantagens de usar uma vela de Iridium e Platina?
Iridium e Platina são metais nobres muito duros que possuem alta resistência ao desgaste e alto ponto de fusão. Devido a isso, possibilitam a fabricação de eletrodos com diâmetro reduzido, quase como uma agulha, melhorando muito a ignibilidade e durabilidade das velas. 
As velas de Iridium possuem eletrodo central com diâmetro de 0,4mm a 0,7mm, enquanto as de Platina possuem eletrodo de 0,7mm a 1,1mm de diâmentro. As velas comuns possuem eletrodo central com 2,5mm de diâmetro em média.
Atualmente as velas de alta ignibilidade/performance, como as de Iridium ou Platina, são originalmente aplicadas em motores modernos mas também são uma ótima opção para os motores mais antigos e/ou que usam originalmente velas comuns.
Ao substituírmos uma vela comum por uma vela com eletrodo central de metal nobre com diâmetro reduzido, podemos esperar as seguintes vantagens:
  • - Acelerações e retomadas mais rápidas;
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  • - Maior economia de combustível;
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  • - Maior estabilidade de marcha lenta;
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  • - Redução na emissão de poluentes;
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  • - Partidas mais fáceis, mesmo em dias frios;
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  • - Queima de misturas ar/combustível mais pobres;
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  • - Menor índice de falhas de ignição;
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  • - Menor carbonização;
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  • - Maior durabilidade da vela;
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  • - Redução na tensão/voltagem requerida para centelhar;

 

    Em motores que usam originalmente velas comuns multieletrodo e/ou convertidos á GNV, os ganhos são ainda maiores.

 

2) Meu carro/moto é 100% original, posso usar uma vela de Iridium?
Sim, claro! Na verdade, seria desejável que você sempre utilizasse uma vela de Platina ou Iridium mesmo que seu motor seja 100% original.
Muitas pessoas acham que as velas de alta ignibilidade/performance, como as de Iridium, só devem ser aplicadas em motores preparados mas não é verdade. Quanto melhor a ignibilidade da vela, melhor será o funcionamento do motor.

3) Meu carro/moto é flex, posso usar uma vela de Iridium?
Pode, e deve usar! Os motores flex atuais possuem maior taxa de compressão, o que exige mais do sistema de ignição. O etanol, por ter maior resistência dielétrica que a gasolina, também exige mais do sistema de ignição. Com isso, usar  velas de melhor ignibilidade/performance, como as de Iridium,  trará inúmeros benefícios ao seu motor flex.

4) Numa conversão para GNV, qual tipo de vela devo utilizar?
 Consideramos obrigatório o uso de velas com melhor ignibilidade e durabilidade, como as de Iridium ou Platina, em motores movidos a GNV.
A vela de ignição original é desenvolvida para as condições originais do veículo. Com a adaptação do GNV estamos alterando as características originais e por ser um combustível seco e trabalhar com mistura mais pobre que a original, o GNV exige maior tensão/voltagem do sistema de ignição para o centelhamento. Esse acréscimo varia de 3kv a 5kv(mil volts). Além disso, o uso do GNV é considerado aplicação severa e desgasta mais a vela.
Os ganhos proporcionados por velas de Iridium ou Platina são bem maiores com GNV.

5) Numa conversão de gasolina para álcool, qual tipo de vela devo utilizar?
Como o álcool tem resistência dielétrica maior que a gasolina, recomendamos que use velas com melhor ignibilidade como as de Iridium ou Platina, que também facilitam muito a partida a frio.
Se a taxa de compressão do motor foi mantida, use velas com o mesmo grau térmico original. Caso a taxa de compressão tenha sido aumentada, o que é ideal numa conversão gasolina para álcool, será necessário o uso de velas mais frias e também com melhor ignibilidade já que a taxa de compressão aumenta a tensão/voltagem requerida para o centelhamento.
Quando o motor é taxado, não é possível afirmar com certeza qual o grau térmico a ser usado sem realizar um teste termométrico no motor.

6) Meu carro foi turbinado, qual tipo de vela devo utilizar?
Ao instalarmos um turbo compressor aumentamos o rendimento volumétrico do motor e mais calor é gerado na câmara de combustão. O aumento da pressão interna da câmara de combustão também dificulta o centelhamento da vela. Com isso torna-se necessário o uso de uma vela com melhor ignibilidade, como as de Iridium, e grau térmico adequado a nova configuração do motor, no caso uma vela mais fria(dissipação mais rápida do calor).
 
Conforme informação da NGK, para determinação do grau térmico de uma vela é necessário a medição da temperatura da ponta ignífera da mesma em várias situações de funcionamento do motor, contudo esses testes e ensaios só podem ser realizados com equipamentos apropriados.
Sendo assim, não há como indicar com certeza o grau térmico adequado para um motor que foi modificado.

7) Existe algum risco no uso de uma vela Iridium/Platina num motor que originalmente usa vela comum?
Desde que faça a conversão apropriada do modelo comum para a de Iridium/Platina, não existe nenhum risco, muito pelo contrário, só benefícios. 
Infelizmente não temos no Brasil uma tabela confiável para essa conversão e para isso recomendamos que entre em contato conosco.

8) Posso usar velas de Iridium/Platina com injeção de nitro(óxido nitroso)?
Não recomendamos o uso com nitro de velas que tenha eletrodo de Platina e/ou Platina no eletrodo lateral. Existem relato de casos onde as pontas de platina se soltaram com o uso de nitro. 
No caso das velas de Iridium, são totalmente seguras para uso com nitro.
Obs.: O uso de nitro também requer o uso de velas mais frias que a original.

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